InícioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais

Ir em baixo 
AutorMensagem
Gimena
Professor
Professor
avatar

Mensagens : 63
Data de inscrição : 29/12/2013
Idade : 31
Localização : Mantena-MG

MensagemAssunto: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Qua Abr 16, 2014 12:36 am

Um sistema operativo ou sistema operacional (em inglês: Operating System - OS) ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.), fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.
Fonte: Wikipédia


Hoje temos muitos sistemas operacionais disponíveis no mercado de acordo com o gosto, a plataforma onde será utilizada (celular, computador, tablet...) e a aplicação/uso do usuário.

Os três mais conhecidos são os da franquia Windows, Linux e Mc Osx, cada um apresentando suas evoluções ou modificações.

ATIVIDADE

1- Escolha um Sistema Operacional da lista abaixo:

- UNIX
- OS X
- Apple DOS
- Windows Phone
- XENIX
- GNU
- System 6
- Fedora
- Windows XP
- MSDOS
- Windows 95
- Solaris
- Debian
- Symbian
- Windows 8
- Linux
- OrbisOS
- Xbox OS
- Firefox OS
- Android
- iOS
- Kurumin
- Ubuntu
- Windons Vista
- BlackBerry OS
- Chrome OS

2- Dê alguns detalhes sobre o Sistema Operacional escolhido, como por exemplo:

Criadores: Empresa ou criadores independentes do sistema
Plataforma: Pc, vídeo-game, celular...
Data de criação: Ano em que o sistema foi disponibilizado
Inovação: O que o sistema oferecia para a época
Tipo de código: aberto ou fechado
Distribuição: O SO ainda está disponível, está em fase de desenvolvimento ou já se encontra indisponível para uso.
História: Fale um pouco mais sobre o sistema.


OBS.: Não repita os Sistemas, cada aluno deve escolher UM e falar sobre ele. Os nomes em vermelho e riscados já fora apresentados e não devem ser repetidos!

_________________


Última edição por Gimena em Qua Maio 07, 2014 6:48 pm, editado 8 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://nucleodetizps.forumeiros.com
watila miranda
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/03/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: Computação e computador.   Qua Abr 16, 2014 4:43 pm

Sistema operacional Android.
____________________________________________________
Professora: Abaixo está apresentado o conteúdo do texto anexado pelo aluno

Citação :
2008 - Android
• ARM, x86, MIPS e i.MX
• Disponível
• Atualizações em desenvolvimento
• Código aberto (com drivers proprietários)
Anteriormente desenvolvido pela Android Inc., o Android foi adquirido pela Google ainda em 2005. De lá para cá, a gigante das buscas veio trabalhando para conquistar o mercado móvel. Hoje, o Android é o sistema portátil mais usado do mundo, sendo que ele vem ganhando destaque por ser pioneiro no lançamento de diversos recursos. A versão mais recente é a 4.3, que já traz suporte para o Open GL ES 3.0.

Leia mais em: Tecmundo
Anexos
2008.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(13 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qui Abr 17, 2014 4:40 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Henrique Martins
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 11
Data de inscrição : 12/03/2014

MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Qua Abr 16, 2014 10:09 pm

Sistema operacional Windows 8

___________________________________________

Professora: Abaixo está apresentado o conteúdo do texto anexado pelo aluno.

Citação :
Criadores: Microsoft Corporation

Plataforma: PCs e portáteis (como tablets e smartphones dotados do sistema Windows Phone).

Data da Criação: 26 de outubro de 2012

Inovação:Inova desde o processador até o design da interface, cuja inovação é sua aplicação sensível ao toque (Termo utilizado pela Microsoft é o "Touch-Centric"). Isso o torna mais dinâmico e ágil, além da conhecida característica de fácil conectividade do Windows.

Tipo de Código: Fechado

Distribuição: Está disponível para o uso

História: A Fase de produção do Windows 8 foi finalizada e, depois de iniciada a distribuição do sistema operacional para fabricantes parceiras, a plataforma estará disponível para os consumidores a partir de 26 de outubro, segundo informou a Microsoft em comunicado divulgado nesta quarta-feira.

A equipe de engenharia da empresa definiu como um "incrível esforço colaborativo" todo o processo de criação do Windows 8, desde o chipset até a experiência proporcionada ao usuário final. "Juntos, estamos levando aos consumidores uma nova experiência em computadores pessoais que preparam o Windows para um novo mundo de situações e experiências, ao mesmo tempo em que preserva o investimento de 25 anos no nosso software". Escreveu o presidente da divisão Windows na empresa, Steven Sinofsky.

O novo sistema operacional da Microsoft permitirá ao usuário armazenar e compartilhar informações entre vários dispositivos, graças ao serviço em nuvem SkyDrive, funcionalidade já oferecida pelas concorrentes Apple e Google. O novo Windows terá uma versão otimizada para aparelhos com tela touchscreen, na tentativa de competir com a Apple e reinventar o Windows.


Anexos
sistema operacional.docx
Sistema operacional Windows 8
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(41 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qui Abr 17, 2014 4:39 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
matheusfialho
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 12/03/2014

MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Qui Abr 17, 2014 12:21 pm

o meu ta ai
_____________________________________________

Professora: Abaixo está apresentado o conteúdo do texto anexado pelo aluno

Citação :
Criadores: Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para o sistema operacional MS-DOS. O Windows é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo. O impacto deste sistema no mundo atual é muito grande devido ao enorme número de cópias instaladas. Conhecimentos mínimos desse sistema, do seu funcionamento, da sua história e do seu contexto são, na visão de muitos, indispensáveis, mesmo para os leigos em informática. A atual versão estável do Windows para desktops é o Windows 8.1, lançado em 17 de outubro de 2013. Para servidores o Windows Server 2012 é a versão mais recente e estável.
Plataforma: PC.
Data de Criação: A Microsoft Windows 95 (codinome Chicago) é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft. Lançado em 24 de agosto de 1995, o Windows 95 revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado por padrão com o MS-DOS 7.0 (e não mais separado, como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 1990. Entre outras coisas, efetivava o sistema de arquivos FAT-16 (ou VFAT). Os ficheiros (arquivos) puderam a partir de então ter 256 caracteres e não apenas 8 como sucedia nas versões anteriores. O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi enorme e fez com que a Microsoft pulasse para ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.
Inovação: Existe outra versão do Windows 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release dois (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte nativo ao Barramento Serial Universal (USB) e ao Ultra DMA (veja tabela abaixo). Teve o suporte encerrado em 2002.
Tipo de Código: Aberto Fechado
Distribuição: A SO Windows 95 não esta disponível mais.
História: Um dos grandes problemas do Windows 95 era a instabilidade ao rodar aplicativos escritos para o Windows 3.x, pois o Windows 95 passava a executar a multitarefa cooperativa (exatamente como o Windows 3.x) entregando ao aplicativo o gerenciamento do processador e da memória, podendo resultar em travamentos e reinicializações do computador, caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida. Portanto, para evitar travamentos no Windows 95 (para quem ainda o usa), é bom evitar usar aplicativos escritos para o Windows 3.x.

Anexos
TINP.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(67 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qui Abr 17, 2014 4:44 pm, editado 3 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Joao Siqueira
Junior
Junior


Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/03/2014

MensagemAssunto: ta ai professora o trabalho   Seg Abr 21, 2014 6:32 pm

trabalho do Windows XP
_________________________________

Professora: Abaixo está apresentado o conteúdo do texto anexado pelo aluno

Citação :
Criadores: Microsoft.
Plataforma: PC.
Data de criação: 26 de outubro de 2001.
Inovação: Esta versão do Windows foi considerada por diversos anos como a melhor versão lançada pela Microsoft para usuários domésticos, possui uma interface bastante simples e inovadora. Como acontece na maioria dos lançamentos de nova versão do Sistema Operacional, o aumento nos requisitos mínimos de recurso (como 128Mb de memória RAM) pode ser considerado entrave no início de suas vendas.
Tipo de código:Fechado.
Distribuição: Ele ainda esta disponível mais a Microsoft parou de oferecer suporte para ele.

Em 2001, a Microsoft lançou o Windows XP, que se tornou em pouco tempo o sistema operacional mais utilizado da história. De acordo com estatísticas da IDC, em Janeiro de 2006 mais 400 milhões de cópias estavam em uso ao redor do mundo. Em Dezembro de 2006, a participação de mercado do Windows XP tinha chegado a 86%.
O “XP” no Windows XP significa “eXPeriência”, palavra que simboliza as mudanças e inovações que o sistema trouxe ao mercado. Com o Windows XP, os usuários domésticos podem trabalhar e desfrutar de músicas, filmes, mensagens e fotos em seu computador, enquanto os usuários corporativos podem trabalhar melhor e mais rápido, graças à nova tecnologia de suporte técnico, uma nova interface de usuário, e muitas outras melhorias que podem torná-lo mais fácil de usar para uma ampla gama de tarefas.
O Windows XP trouxe muitas novidades, como:
• Sequências rápidas de iniciação e hibernação;
• Capacidade de desconectar um dispositivo externo sem a necessidade de reiniciar o computador;
• Habilidade de alternar contas de usuários sem fechar os arquivos abertos neles;
• Clear Type: um mecanismo para dar realce e sombras a um texto, especificamente adotado para monitores de LCD;
• Funcionalidade da Assistência Remota, com a permissão de usuários se conectarem ao seu XP pela internet;
• Suporte para rede DSL e Wireless.
A interface do sistema foi mais uma vez redesenhada e ficou mais amigável e intuitiva. No Menu Iniciar, era possível fixar os programas mais utilizados. Novas camadas de efeitos para o desktop foram criadas e a Barra de Tarefas podia ser travada para prevenir desconfigurações.
Em junho de 2008 as vendas do Windows XP foram encerradas, mas o sistema continua sendo ainda muito utilizado, apesar de não contar com tecnologias mais modernas como seus sucessores.
Anexos
Criadores.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(15 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Seg Abr 21, 2014 9:16 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Gustavo Martins
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/03/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Qua Abr 23, 2014 6:01 pm

taí

__________________________________________

Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
Windows Vista
Criadores: Microsoft
Plataforma: Computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, laptops, tablete, PCs e computadores Media Centers.
Data de criação: 22 de julho de 2005
Inovações: O Windows Vista possui novos recursos e funções dos que os apresentados por sua versão anterior o Windows XP, como uma nova interface gráfica do usuário, apelidada de Windows Aero antes conhecido pelo codinome Avalon, funções de busca modificadas (passando à atuar como as ferramentas Pesquisa, Executar e como o Windows Explorer), novas ferramentas de criação multimídia como o Windows DVD Maker, e completamente renovadas aplicações para redes de comunicação, áudio, impressão e subsistema de exibição; o que gerou uma grande dificuldade na aceitação do sistema pelos usuários finais devido à sua grande alteração e à sua grande exigência do computador (para operá-lo corretamente é necessário um mínimo de 1 GB de Memória RAM, e para uma utilização padrão o ideal é 2 GB). O Windows Vista também tem como alvo aumentar o nível de comunicação entre máquinas em uma rede doméstica usando a tecnologia peer-to-peer, facilitando o compartilhamento de arquivos e mídia digital entre computadores e dispositivos. Para os desenvolvedores, o Vista introduz a versão 3.0 do Microsoft .NET Framework, o qual tem como alvo tornar significantemente mais fácil para desenvolvedores escrever aplicativos de alta qualidade do que com a tradicional Windows API, porém tal resultado não foi completamente alcançado, pois o sistema apresentou uma interface à qual muitos usuários não possuiam uma identificação graças à sua quase completa modificação, pois houve uma significativa mudança na sua estrutura.
Tipo de código: Fechado
Distribuição: Uma distribuição do Linux nada mais é que o conjunto de kernel, programas de sistema e aplicativos reunidos num único CD-ROM. Hoje em dia temos milhares de aplicativos para a plataforma Linux, onde cada empresa responsável por sua distribuição escolhe os aplicativos que deverão estar incluídos em seu CD-ROM.
História: O principal objetivo da Microsoft com o Windows Vista, contudo, tem sido a de melhorar a segurança no sistema operacional Windows. Este, apesar da grande melhoria ao compará-lo com seu predecessor, Windows XP, continua a apresentar falhas críticas a serem corrigidas (fato que pode ser percebido durante os ataques do vírus Conficker).2 Uma das mais comuns críticas ao Windows XP e aos seus predecessores são as suas geralmente exploradas vulnerabilidades de segurança e a total susceptibilidade a malware, vírus e buffer overflows. Em consideração a isso, o então presidente da Microsoft, Bill Gates, anunciou no começo de 2002 uma Iniciativa de Computação Confiável de grande escala na empresa a qual tinha como objectivo desenvolver a segurança nos softwares desenvolvidos pela empresa. A Microsoft declarou que priorizou a melhoria da segurança do Windows XP e Windows Server 2003 antes da conclusão do Windows Vista, atrasando assim seu lançamento; porém há falhas que persistem, pois o usuário ainda possui a opção de os executar (sem o conhecimento de que assim o estão fazendo) da mesma forma que ocorrera com seu predecessor, mudando apenas no fato de que o usuário passa a receber um número maior de avisos de que o arquivo pode causar algum dano ao computador.
Anexos
aaaabc.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(16 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qui Abr 24, 2014 6:10 am, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos e correção na parte da distribuição)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ramon Damaceno da Silva
Junior
Junior


Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/04/2014

MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Qui Abr 24, 2014 3:24 pm

Tai

___________________

Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
Windows Phone

Criadores:
Microsoft
Plataforma: dispositivos móveis como Pocket PCs, Smartphones e Aparelhos de multimídia em geral.
Data da Criação: 20 de Novembro de 2010
Inovação: O novo sistema portátil da Microsoft também contará com suporte para processadores multi-core, desde o dual-core, e telas com uma melhor resolução que pode chegar até 720p. Além disso, os atuais aplicativos do Windows Phone 7 rodarão normalmente na nova versão, inclusive em qualquer resolução.

A nova versão do Windows Phone da Microsoft também terá suporte para cartões Microsd, o que permitirá a expansão da capacidade de armazenamento. Além disso, será possível transferir músicas, fotos, vídeos e outros arquivos a partir dos chips de memória.

O sistema ainda contará com a tecnologia NFC e virá com um aplicativo que funciona como uma carteira virtual. Os usuários terão a possibilidade de realizar pagamentos utilizando somente o dispositivo móvel. Para isso, basta que eles tenham um chip e um smartphone compatível com a tecnologia. Dessa forma, quando o smartphone se aproximar da máquina de reconhecimento, a conta será paga automaticamente.

Tipo de Código:
Fechado
Distribuição: Ainda há distribuição desse sistema operacional
História: O Windows Phone é um sistema operacional mobile desenvolvido pela Microsoft. Foi lançado em novembro de 2010 para substituir a antiga plataforma Windows Mobile. É voltado especialmente para o usuário doméstico e possui o slogan “Put people first” (Colocando as pessoas em primeiro lugar), destacando os recursos de comunicação do sistema. Sua interface é bem simples e segue o estilo Metro, adotado no Windows 8 e anteriormente no player de mídia Zune HD. Possui Office Mobile nativamente e jogos integrados ao Xbox LIVE.
Anexos
sistema.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(17 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Sex Abr 25, 2014 8:16 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
enrico tiussi
Junior
Junior


Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/03/2014

MensagemAssunto: sistemas operacionais   Sex Abr 25, 2014 12:48 am

ta ae

____________________________________

Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
sistema operacional : iOS (antes chamado de iPhone OS)
criadores : Apple Inc
plataforma : iPhone, do iPad e do iPod touch
data de criação : 29 de junho de 2007
tipo de código : fechado
distribuição: está disponivel para uso
história : O iOS (antes chamado de iPhone OS) é um sistema operacional móvel da Apple Inc. desenvolvido originalmente para o iPhone, também é usado em iPod Touch, iPad e Apple TV. A Apple não permite que o iOS seja executado em hardware de terceiros. A interface do usuário do iOS é baseado no conceito de manipulação direta, utilizando gestos em multi-toque. A interação com o sistema operacional inclui gestos como apenas tocar na tela, deslizar o dedo, e o movimento de “pinça” utilizado para se ampliar ou reduzir a imagem. Acelerômetros internos são usados por alguns aplicativos para responder à agitação do aparelho (um resultado comum é o comando de desfazer) ou rodá-l

a em três dimensões (um resultado comum é a mudança do modo retrato para modo paisagem).O sistema operacional foi lançado com o iPhone na “MacworldConference& Expo” em 9 de janeiro de 2007, e lançado no mês de junho. Inicialmente, as aplicações de terceiros não eram permitidas. Steve Jobs argumentou que os desenvolvedores poderiam criar aplicativos web que “se comportam como aplicações nativas no iPhone”. Em 17 de outubro de 2007, a Apple anunciou que a SDK nativa estava desenvolvimento e que eles esperassem para colocá-la nas “mãos dos desenvolvedores”. Em 6 de março de 2008, a Apple lançou o primeiro beta, juntamente com um novo nome para o sistema operacional: o “iPhone OS“. A rápida venda de dispositivos móveis da Apple acendeu interesse no SDK. AApple também vendeu mais de um milhão de iPhones durante uma temporada de feriados de 2007. Em 27 de janeiro de 2010, a Apple anunciou o iPad, com uma tela bem maior do que o iPhone e iPod touch, e projetado para navegar na web, o consumo de mídia, e da leitura iBooks. O nome “iOS” foi usado pela Cisco. Para evitar qualquer ação judicial em potencial, a Apple licenciou o “iOS” uma marca registrada da Cisco.
Anexos
sistema operacional 2 .docx
ta ae
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(15 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Sex Abr 25, 2014 8:20 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Dayane conrado
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/03/2014
Idade : 21

MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Dom Abr 27, 2014 2:09 pm

Pronto!

_____________________________________
Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
Criadores: Linus Torvalds
Plataforma: PC
Data de Criação: 1991
Inovação: De início, o sistema de Linus Torvalds aproveitou bibliotecas e aplicações do GNU. O curioso desse sistema é que ele não se popularizou como uma plataforma única. Desde o começo, Torvalds distribuiu o Kernel do sistema de forma gratuita, garantindo que diversos outros sistemas pudessem ser desenvolvidos e oferecer novas experiências para os usuários.
Tipo de Código: Código aberto e livre
Distribuição: O Linux continua em desenvolvimento constante, sendo que seu núcleo principal é atualizado para englobar novas tecnologias e melhorias. O principal destaque desse software é que ele somente evoluiu e não precisou se preocupar com interface gráfica e outros adicionais. Atualmente, o sistema está na versão 3.11.
História:O núcleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki,Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet).
Linus Torvalds começou o desenvolvimento do núcleo como um projeto particular, inspirado pelo seu interesse no Minix, um pequeno sistemaUNIX desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum. Ele limitou-se a criar, nas suas próprias palavras, "um Minix melhor que o Minix" ("a betterMinixthanMinix"). E depois de algum tempo de trabalho no projecto, sozinho, enviou a seguinte mensagem para comp.os.minix:
Curiosamente, o nome Linux foi criado por Ari Lemmke, administrador do site ftp.funet.fi que deu esse nome ao diretório FTP onde o núcleo Linux estava inicialmente disponível.3 Linus inicialmente tinha-o batizado como "Freax".4
No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeira versão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. Desde então muitos programadores têm respondido ao seu chamado, e têm ajudado a fazer do Linux o sistema operacional que é hoje. No início era utilizado por programadores ou só por quem tinha conhecimentos, usavam linhas de comando. Hoje isso mudou, existem diversas empresas que criam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de forma que uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje o Linux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem a necessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.



Fonte: TechMundo
Anexos
Linux.docx
trabalho SO
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(575 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qua Maio 07, 2014 6:35 pm, editado 2 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Rogerio souza
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/03/2014
Idade : 20

MensagemAssunto: symbian   Dom Abr 27, 2014 2:32 pm

dvffdsaz

_____________________________________
Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
symbian
Criador: Psion
Plataforma: projetado para smartphones
Data: 1980 e início de 1990
Inovação: Symbian^1 é a primeira versão oficial do sistema Symbian lançado em 1998 essa versão do sistema operacional é marcado pela criação da interface gráfica Séries 60 e UIQ, construída pela Nokia e Sony Ericsson. Symbian^1 esteve presente nas versões 6.0 até 9.5 na versão 9.5 foi substituída por Symbian^3
Codigo: restritiva
Distribuicão: Descontinuado
Historia: A plataforma Symbian foi criada através da fusão e integração de ativos de software da Nokia, NTT DoCoMo ,Sony Ericsson e Symbian Ltd., incluindo ativos da Symbian OS em seu núcleo, o S60 plataforma e partes dos UIQ e MOAP (S) interfaces de usuário .
Em dezembro de 2008, a Nokia comprou a Symbian Ltd., empresa por trás do Symbian OS, consequentemente, a Nokia se tornou o principal contribuinte para o código do Symbian, uma vez que então possuía os recursos de desenvolvimento, tanto para o núcleo do OS Symbian como a interface do usuário. Desde então, a Nokia tem vindo a manter seu repositório de código próprio para o desenvolvimento da plataforma, regularmente lançando seu desenvolvimento para o repositório público. Symbian foi destinado a ser desenvolvido por uma comunidade liderada pela Fundação Symbian , que foi anunciado pela primeira vez em junho de 2008 e que lançou oficialmente em abril de 2009. Seu objetivo era publicar o código-fonte para a plataforma Symbian inteira sob o OSI - e FSF - aprovado Eclipse Public License (EPL) . O código foi publicado sob EPL em 4 de Fevereiro de 2010;
No entanto, alguns componentes importantes dentro Symbian OS foram licenciadas de terceiros, o que impediu a fundação de publicar o código fonte completo sob EPL imediatamente, em vez disso grande parte da fonte foi publicada sob uma forma mais restritiva Symbian Foundation License (SFL) e acesso ao pleno fonte código foi limitado às empresas associadas só, embora a adesão estivesse aberta para qualquer organização.
Em novembro de 2010, a Symbian Foundation anunciou que, devido à falta de apoio dos membros de financiamento, que seria a transição para uma organização apenas de licenciamento, a Nokia anunciou que iria assumir a gestão da plataforma Symbian. Symbian Foundation continuará a ser o titular da marca e licenciamento entidade e terá apenas administradores não executivos envolvidos.
Em 11 de fevereiro de 2011, a Nokia anunciou uma parceria com a Microsoft que iria vê-lo adotar o Windows Phone 7 para smartphones, reduzindo o número de dispositivos que executam o Symbian nos próximos dois anos. Em 22 de junho de 2011 a Nokia fez um acordo com a Accenture para um programa de terceirização. Accenture irá fornecer Symbian o desenvolvimento do software e serviços de apoio para a Nokia até 2016, cerca de 2.800 funcionários da Nokia tornaram-se funcionários da Accenture em outubro de 2011. A transferência foi concluída em 30 de setembro de 2011.
Em 24 de Janeiro de 2013 a Nokia decidi que não irá mais produzir novos smartphones com o sistema Symbian, sendo o último o Nokia 808 Pureview,mesmo com essa decisão a Nokia irá dar suporte aos smartphones mais recentes como Nokia 701 e o Nokia 808 Pureview 2 com pequenas atualizações pelo menos até 2016,vários modelos da Nokia com Symbian ainda são vendidos no pais.
Anexos
symbian.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(16 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qua Maio 07, 2014 6:37 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jardel nicassio
Junior
Junior


Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/04/2014

MensagemAssunto: ugtiogtuy   Dom Abr 27, 2014 2:45 pm

igohuio
Voltar ao Topo Ir em baixo
Paulo Henrique
Junior
Junior


Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/04/2014

MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   Seg Abr 28, 2014 12:47 am

Firefox OS

_____________________________________
Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
Criadores:
O Firefox OS é um sistema operacional livre desenvolvido pela Mozillae baseado no navegador da web Firefox.
Plataforma:
Este sistema operacional tem como alvo dispositivos móveis, em especial, modelos mais simples e de baixo custo, já que prioriza o baixo consumo de recursos, como processamento e memória RAM. No entanto, é possível encontrá-lo em outros tipos de equipamento, como computadores portáteis de baixo consumo energético
Inovações:
A ideia do Firefox OS é desenvolver uma plataforma móvel que é completamente aberta, e que disponibiliza muitas possibilidades para os desenvolvedores, parceiros e finalmente os consumidores.
Tipo de código:
Dispositivo completamente aberto, permitindo que qualquer um possa contribuir, pagar, e também inspirar e influenciar outras pessoas na área móvel a fazerem mais dispositivos abertos e poderosos com a Open Web e com preços a um nível realista.
Distribuição:
Está disponível para o uso
História:
Em 2011, a Mozilla anunciou o projeto Boot toGecko (B2G) com o objetivo de criar um sistema operacional completo utilizando as tecnologias abertas da web. A arquitetura do B2G eliminaria a necessidade de utilizar APIs especificas do sistema operacional e permite o desenvolvimento de aplicações usando HTML5.
Durante o desenvolvimento do projeto B2G muitas coisas foram removidas e seu foco foi redefinido. Um dos objetivos do B2G era criar um projeto realmente aberto, portanto desde o primeiro dia o repositório do projeto já estava disponível no GitHub.
O Firefox OS permitirá que os desenvolvedores utilizem seus conhecimentos sobre desenvolvimento web para criar aplicações, não necessitando aprender uma linguagem especifica para o sistema operacional.
Anexos
aaaabbbbbcccd.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(19 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qua Maio 07, 2014 6:40 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jamir Jr.
Junior
Junior
avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 20
Localização : Mantena

MensagemAssunto: Trabalho T.I. - O.S   Seg Abr 28, 2014 2:28 am

Trabalho T.I. - Sistemas Operacionais (Chrome OS)

_____________________________________
Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
Chrome OS
• x86 e ARM
• Disponível
• Código aberto
• Recursos na nuvem
Após conquistar o sistema de dispositivos móveis, a Google enxergou uma brecha no mercado de desktops. Em vez de insistir na computação local, a empresa criou um software que utiliza recursos na nuvem. O Chrome OS é desenvolvido pela Google e está disponível nos Chromebooks, mas há uma versão de código aberto chamada Chromium OS que pode ser testada em outros computadores.


Fonte:
http://www.tecmundo.com.br/linux/2031-a-historia-dos-sistemas-operacionais.htm#ixzz308xt2hkY
Anexos
Chrome OS.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(14 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qua Maio 07, 2014 6:41 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Henrik Reis
Junior
Junior


Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/04/2014
Idade : 19

MensagemAssunto: Trabalho de TI - Sistemas Operacionais - MS-DOS   Ter Abr 29, 2014 12:17 am

Trabalho em anexo...

_____________________________________

Professora: Abaixo segue o material do trabalho anexado para os demais alunos.

Citação :
MS-DOS(MicroSoft Disk Operating System)

Criadores: Seattle Computer Systems (posteriormente comprada pela Microsoft)
Plataforma: PC
Data de Criação: A primeira versão do MS-DOS, chamava-seQDOS e foi lançado em agosto de 1991.
Inovação: Apesar da versão 1.0 do MS-DOS ter sido compatível com o CP/M, ela era melhor que este. O MS-DOS trazia informações sobre o arquivo como o tamanho exato do mesmo, tinha um algoritmo melhor para alocação de disco e era muito mais rápido.
Tipo de Código: Código Fechado
Distribuição: Atualmente não funciona mais como um SO mais ainda existe dentro do Windows.
Historia: MS-DOS (e o IBM PC-DOS que foi licenciado desde então), e seu antecessor, QDOS, foram baseados no CP/M (ControlProgram / (for) Microcomputers — Programa de Controle para Microcomputadores) — que era o sistema operacional de disco dominante entre os microcomputadores baseados nos processadores de 8 bits Intel 8080 e Zilog Z80.

A empresa Digital Research produziu um sistema compatível, conhecido como DR-DOS, que foi tomado pela Novell (depois de ter comprado a Digital Research)


Este se tornou o OpenDOS; durante certo tempo, após a venda de uma divisão importante da Novell feita a Caldera International, atual SCO. Mais tarde, a divisão da Caldera se separou, tornando-se a Lineo (posteriormente rebatizada como Embedix), que por sua vez vendeu o DR-DOS a recém-criada DeviceLogics, atualmente DRDOS, Inc.
Anexos
MS-DOS.docx
Você não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.
(60 Kb) Baixado 1 vez(es)


Última edição por Gimena em Qua Maio 07, 2014 6:47 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Apresentação do anexo para os demais alunos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: [DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
[DISCUSSÃO] Sistemas Operacionais
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Discussão] Jovens da Igreja Congreção Cristã - como se divertem
» Sistemas ferroviários de pinhão e cremalheiras.
» Você sabe me dizer porque a maioria das pizzarias trabalham sem ganhar nada? Discussão aberta pelo Cheff Hassin
» Como baixar, descarregar ou colocar fotos e imagens nos tópicos de discussão.
» Sistemas ferroviários de pinhão e cremalheiras - particularidades.

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Núcleo de TI - ZPS :: 1º Ano :: 1º 6 (manhã)-
Ir para: